sábado, 25 de setembro de 2021

 

                                                  A GERAÇÃO ROBLOX

Gente!

Expressão recorrente nos jogos do ROBLOX, muito usada pela Julia ou a Cris Minegirl, jogadoras do ROBLOX com canal no You Tube - https://www.youtube.com/channel/UCEOGSdXwcXcNfcuDGbjmgOw

De onde saiu este jogo?

Que febre é essa chamada ROBLOX?

De repente, não mais que de repente, esse tal de ROBLOX invadiu o mundo e virou a cabeça da garotada. Na verdade, está virando a cabeça de muita gente. Pais e mães que acabam por aderir ao jogo, para interagir no mesmo ambiente dos filhos e não deixar que fiquem sozinhos neste estranho novo mundo dos jogos virtuais.

O ROBLOX é uma plataforma de jogos pela Internet, baseado nas figuras dos LEGOS, em que o jogador pode escolher entre inúmeros cenários.

Esses cenários são pequenos “mundos”, nos quais o participante entra criando um avatar compatível. De fato, esse mesmo avatar pode ser o seu perfil permanente para todos os mundos possíveis, alterando apenas a movimentação.

Exceção feita ao BLOXBURG, porque precisa de 25 ROBUX para entrar  nesse jogo.

Então, o jogador escolhe um dos mundos e o adentra passando a habitá-lo como se fosse uma realidade mesmo.

A escolha da persona do avatar não é de livre criação totalmente. Isto porque o jogador deve se basear em personas preexistentes e compor com os rostos e acessórios já disponibilizados.

Funciona como uma loja: o jogador entra e escolhe quem quer ser. Tem o básico, acessível para todo mundo e vai até o mercado pago com Robux, o dinheiro do ROBLOX.

São inúmeros os cenários e as figuras, bem como as narrativas. Tudo com cara de LEGO. Aliás, LEGO está na moda.

MEEP CITY, MAPA DAY CARE, ADOPT ME, BROOKHAVEN, PARKOUR, FLEE THE FACILITY (MARRETÃO), TOWER F HELL, MURDER MYSTERY (olha os nomes!) são alguns dentre os mais famosos e concorridos jogos (mundos) do ROBLOX. Tudo com muita intensidade.

E... é aí que mora o perigo.

ROBLOX – UM MUNDO SUBSTITUTO


Fonte: 
https://www.dreamstime.com/photos-images/roblox.html

Esses jogos têm sido introduzidos até mesmo nas escolas como didática em aulas de robótica, o que demonstra o tamanho do sucesso de uma plataforma que saltou de 100 usuários em 2004, quando foi criado, para 700 milhões de jogadores ativos, no final de 2020, ano em que a pandemia do coronavírus assolou o planeta.

Com efeito, o ROBLOX acabou por ser um substituto do mundo real para a garotada sem opções de contatos presenciais. Eles entram no ROBLOX e transferem para aqueles ambientes toda a sua energia e expectativa de uma vida normal. Normal?

É preciso ter muito cuidado, porque o ROBLOX tem um aspecto viciante e perigoso. Perigoso, inclusive, pelos diversos cenários acessíveis a qualquer faixa etária sem qualquer restrição. Especialmente as crianças.

Assim, a criança, por exemplo, na faixa etária de 5 anos é capaz de adentrar um mundo adulto e violento, no qual ela pode até mesmo portar uma arma, como em Brookhaven, sendo um policial e sair atirando em todo mundo. Ou ser a Marretão, de Flee the facility , que persegue, aprisiona e mata quem ela quiser. OU se depara com o terror de MAPA DAY CARE, um monstro incandescente que persegue crianças em uma creche.

Tudo sob a égide da “brincadeira” e em tempos de pandemia, “escapismo e substituição do mundo real.”

Além disso, tem outro fator complicador: limitar o tempo de permanência no jogo sem causar uma hecatombe. A criança ou adolescente não quer deixar de interagir com seus “amigos” virtuais, se deixar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

OS GAMERS DO FUTURO

Fonte:https://www.vecteezy.com/

Como cada jogador é um criador de novos cenários e novos mundos sem que haja qualquer mediação, eles são reconhecidos pela comunidade como gamers em potencial. E, muitos há que pretendem perseguir o título como meta de vida, como profissão mesmo.

De fato, o gamer é uma profissão atualmente muito cobiçada, porque ela agrega dois prazeres da vida moderna – dinheiro e diversão. Quem não gosta de ganhar dinheiro se divertindo ao mesmo tempo?

A maioria das plataformas de jogos virtuais disponibiliza ao usuário, a interatividade. Não é nenhuma novidade, mas nem todas autorizam a livre criação, como é o caso desse jogo.

Daí, o enorme sucesso do ROBLOX e paradoxalmente o grande risco que envolve esse jogo. Isso sem falar nas implicações de ordem de saúde física e mental.

A exposição horas à fio à luz dos dispositivos eletrônicos, ao lapso de restrições quanto a faixa etária, à criação livre e sem parâmetros, causando uma perturbação no equilíbrio emocional, enfim.

CONCLUSÃO

O ROBLOX hoje é o jogo mais famoso do mundo todo, chegando a 40 bilhões de dólares de valor de mercado.

Isto porque é um jogo intuitivo, de facílima interação com uma interface leve e atraente, podendo ser acessado de qualquer dispositivo móvel.

Dados atualizados mostram o alcance massivo do ROBLOX, que somente no mês de agosto chegou à marca de 48 milhões de usuários por dia.

Entretanto, no que tange a liberdade de acesso, especialmente pelas crianças, pode ser um instrumento de formação de uma geração – a GERAÇÃO ROBLOX, com uma imagem ainda mais distorcida do mundo real.